Inovando na Segurança Patrimonial

Inovando na Segurança Patrimonial

O conceito de inovação tem evoluído de acordo com o tempo, com as novas perspectivas tecnológicas e necessidades que surgem. Boutillier et all (1999) analisando os trabalhos do economista Shumpeter, que na década de 1930 destacava a importância da inovação como responsável pelos ciclos econômicos, salientou este poder nas diferentes áreas da economia. A diversificação de produtos, o crescimento econômico, o empreendedorismo, os novos métodos de produção, o aumento de consumo, entre outros, impulsionados pela inovação, são motivadores para os novos ciclos da econômica. Diante disso, é fundamental que tenhamos em mente o significado de inovação.

Para o Instituto Uniemp (2010 apud MORGADO, 2012), a inovação tecnológica é “uma introdução no mercado, de um produto ou de um processo produtivo, tecnologicamente novo ou substancialmente aprimorado”. Assim sendo, a inovação não se encontra limitada ao conceito inicial, quando eram originadas nos ambientes internos de pesquisa e desenvolvimento. Elas podem ter a combinação de tecnologias já existentes para novos usos, sendo potencializadas pelo conhecimento adquirido pela empresa.

Tais definições deixam claro que o conceito de inovação contempla também a melhoria de produtos ou processos, baseados no uso criativo das tecnologias disponíveis. Ela será capaz de levar as organizações a acessarem novos mercados e a melhorarem os seus resultados, quando implementadas de forma bem sucedida, contribuindo para o aumento de competitividade. Isto é coerente com DESS e PICKEN (2000) ao afirmarem que “A inovação tem sido reconhecida como um fator crítico para a competitividade das organizações. A sua relevância é algo irrefutável e tem despertado o interesse de vários campos de conhecimento”.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para conferir o conteúdo original, visite o site Revista Segurança Eletrônica.


Artigo escrito por Equipe ISC Brasil | Ver todos os artigos de Equipe ISC Brasil