Aeroporto Santos Dumont é o primeiro do país a testar embarque 100% digital

Aeroporto Santos Dumont é o primeiro do país a testar embarque 100% digital

Pela primeira vez no país, o Governo Federal testa o embarque aéreo 100% digital, com uso de reconhecimento facial e sem a apresentação do cartão de embarque pelos passageiros. O aeroporto escolhido é o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que inaugurou nesta quinta-feira (11/3) o projeto-piloto idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, para tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos. O projeto tem a participação de empresas parceiras, com a colaboração da Infraero e da Azul.

A solução adotada no Santos Dumont contou com a participação voluntária de passageiros da Azul, convidados para experimentarem a tecnologia. Para embarcar sem o uso de papel, o passageiro precisa fazer o check-in no balcão da companhia aérea. Lá ele receberá, no celular, uma mensagem de texto pedindo autorização para a coleta de uma foto. Com o consentimento do viajante, a imagem será conferida com a que já existe nas bases de dados governamentais. Havendo a validação, o passageiro fica liberado para ingressar na sala de embarque e na aeronave por meio dos pontos de controle biométrico, que farão a identificação com o uso de câmeras, dispensando a apresentação de documento com foto e de cartão de embarque.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para conferir o conteúdo original, visite o site Infraero Aeroportos.


Artigo escrito por Equipe ISC Brasil | Ver todos os artigos de Equipe ISC Brasil