Genetec aponta tendências do setor de segurança física em 2022

Genetec aponta tendências do setor de segurança física em 2022

Aplicações de vídeo analytics em larga escala, maior adoção de nuvem híbrida e um foco afinado nos riscos da cadeia de suprimentos integram a lista de principais tendências

A Genetec, com base em seu conhecimento de mercado, definiu as principais tendências da indústria de segurança física para 2022.

A primeira delas é que aumentará a demanda por monitoramento de ocupação e a utilização do espaço continuará sendo uma prioridade. Isto porque poucos meses depois do início da pandemia, as empresas implementaram soluções variadas para rastrear a ocupação em seus edifícios e controlar o distanciamento social. Quase dois anos depois, essa tendência ainda está crescendo porque as corporações perceberam o valor dos dados coletados.

Além dos objetivos de segurança, as organizações vão adotar o uso de dados do spatial analytics para reduzir os tempos de espera, otimizar a programação da equipe e aprimorar as operações de negócios.

À medida que as empresas oferecem aos funcionários a flexibilidade de dividir seu tempo de trabalho entre o escritório e casa, elas também procurarão maneiras de otimizar melhor seus locais de trabalho.

Ao usar a inteligência de utilização do espaço, as corporações serão capazes de analisar a frequência dos colaboradores nas dependências do escritório, monitorar as demandas das salas de reunião e fazer mudanças na planta baixa, como, por exemplo, adicionar mais opções de compartilhamento de mesa.

O video analytics se tornará mais viável para implementações em grande escala, pois nos últimos anos, a demanda por soluções de video analytics tem sido forte. Com as técnicas de IA, como aprendizado de máquina e deep learning, ampliando seu poder da análise, mais empresas estarão ansiosas para investir. Mas ainda serão necessários servidores muito poderosos para o processamento de dados adequado e tornar mais prática a adoção de análises em um nível corporativo.

“Com a chegada de 2022, acreditamos que os aplicativos de video analytics se desenvolverão e se tornarão mais fáceis e econômicos para se instalar em larga escala. Esse avanço será possível devido ao foco dos fornecedores na eficiência dos recursos de hardware, que oferecem controles mais granulares para executar análises em determinados intervalos ou programações, em vez de continuamente”, afirma Denis Côté, vice-presidente da Genetec para América Latina e Caribe.

Esta é uma curadoria da RX Brasil sobre as tendências do setor de segurança física em 2022. Para continuar lendo, acesse o site da Revista Segurança Eletrônica.


Artigo escrito por Curadoria | Ver todos os artigos de Curadoria